GGON Construtora

Avaré, São Paulo

ITBI: o que é e porque pagar?

Em algum momento da sua vida, você já ouviu falar sobre o ITBI- Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. Ele é um imposto municipal e como o próprio nome sugere, você o paga sempre que vai transferir algum bem imóvel. Mas, afinal de contas, quais são os direitos que os cercam?

O que é ITBI?

É a abreviação de Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. Quando a gente compra um apartamento ou casa, é comum que a gente pague essa taxa de transferência. Pode-se dizer que ele nada mais é do que um requisito para comunicação de um contrato de compra e venda, que só tem validade jurídica, depois que há o recolhimento desta taxa.

E porque devo pagar?

Geralmente, o comprador do imóvel é aquele que ganha o ônus do pagamento do ITBI. Aqui na cidade de Avaré, o valor do ITBI é de 3%, de acordo com Legislação Municipal.

Quais são as taxas de recolhimento?

O ITBI é calculado em cima do valor venal do imóvel (que é o valor que se pratica no mercado) e a alíquota, que pode variar de município para município, mas oscilam por volta de 2%. Para descobrir o valor venal do imóvel, é simples: abra o seu IPTU. A própria prefeitura costuma mostrar o valor ali, no canhoto.

Como calcular o ITBI?

É muito mais simples do que você pode imaginar! Pegue uma calculadora e veja o nosso exemplo. Suponhamos que o seu desejo seja de comprar um apartamento de R$ 250.000,00 reais num município onde a alíquota é de 2%. Assim sendo, multiplicaremos o preço pela taxa: 250.000,00 X 2%: R$ 5.000,00 reais.

Esse total que você obteve com a soma refere-se ao valor do seu ITBI. Viu só?

Importante ressaltar: mesmo que você esteja comprando um apartamento na planta, é necessário o pagamento do ITBI.

Entendeu como funciona? Ficou com alguma dúvida? Escreva-nos nos comentários! E não se esqueça de olhar o Residencial Araguaia, que já tem mais de 70% vendido!