Conheça alternativas sustentáveis para a construção civil

A atual crise ambiental mundial demanda que os cidadãos, as sociedades e os governos procurem alternativas para os desafios do dia a dia que minimizem os danos ao meio ambiente e que colaborem com a preservação do mesmo.

Essa é uma tendência cada vez maior, tanto em espaços pessoais quanto corporativos ou públicos, com o intuito de colaborar com a prática do desenvolvimento sustentável.

Se você tem interesse em se informar a respeito de alternativas sustentáveis para o ramo da construção civil, então confira a seguir algumas ideias inovadoras!

Energia solar

Trata-se da energia oriunda da luz e do calor do Sol. Seu principal diferencial é o fato de ser considerada uma fonte de energia renovável e sustentável.

Pode ser aproveitada por meio de tecnologias diversas, como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia heliotérmica e a arquitetura solar. Esse tipo de energia já é muito utilizada em residências para complementar o uso de energia elétrica convencional.

A energia solar é renovável e sustentável, e pode ser utilizada para complementar a energia elétrica convencional
A energia solar é renovável e sustentável, e pode ser utilizada para complementar a energia elétrica convencional

Como a maior parte do território brasileiro encontra-se na zona tropical do planeta, a alta incidência dos raios solares possibilita ao Brasil um grande potencial de geração de energia solar.

A desvantagem da energia solar fica por conta do alto custo de implantação do sistema nas construções. Ainda que durem mais de 20 anos, os painéis fotovoltaicos ainda pesam no orçamento das obras.

Madeiras certificadas

O extrativismo predatório é um grande problema para o mundo todo. No Brasil, um dos lugares mais afetados é a Floresta Amazônica.

A extração de madeira em matas e florestas sem autorização é crime. Quem compra ou comercializa esse tipo de produto é visto como receptador, pois fazer uso de madeira nativa sem documentação incentiva esse tipo de prática.

Uma alternativa interessante e sustentável são as madeiras certificadas. Além de terem a documentação de acordo com a lei, elas contribuem com o desenvolvimento social e econômico das sociedades florestais e não agridem o meio ambiente.

Procure optar sempre por madeiras certificadas, pois extração de madeira em matas e florestas sem autorização é crime
Procure optar sempre por madeiras certificadas, pois extração de madeira em matas e florestas sem autorização é crime

A tendência é que as pessoas optem cada vez mais pelas espécies eucalipto e pinus autoclavado, que não pertencem a nossa floresta nativa.

Essas opções podem ser tratadas pelo processo de autoclave com CCA (arseniato de cobre cromatado), que garante proteção contra apodrecimento e também contra cupins e outras pragas.

Isso é positivo porque madeiras nativas vêm geralmente de florestas com mais de 100 anos de vida, enquanto que o eucalipto e o pinus atingem diâmetro para corte com no máximo 12 anos. Além disso, essas espécies são geralmente plantadas em áreas utilizadas em outros cultivos, o que ajuda a minimizar o impacto ambiental.

Conhece outros caminhos transformadores e ecológicos para a construção civil? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *