Planejamento financeiro para conquistar a casa própria: por onde começar?

Se seu sonho é conquistar a casa própria, o primeiro passo para alcançar esse objetivo é fazer um bom planejamento financeiro.

Como imóveis são um grande investimento, é necessário ter controle e organização para conseguir atingir essa meta.

Vamos falar sobre esse planejamento. Por onde começar?

1. Defina seus objetivos

O primeiro passo é definir a localização da casa ou do terreno onde pretende construí-la.

Uma estimativa próxima do local e de como deve ser o imóvel já pode te ajudar a ter uma base para realizar as contas necessárias.

2. Faça simulações e orçamentos

O segundo passo é fazer a simulação baseada na sua renda do quanto você teria que poupar de dinheiro por mês para obter a quantia aproximada necessária para investir no imóvel que deseja.

Tenha na ponta do lápis seus ganhos e gastos mensais para melhor controle do seu orçamento
Tenha na ponta do lápis seus ganhos e gastos mensais para melhor controle do seu orçamento

Paralelo a isso, faça um orçamento incluindo seus ganhos e gastos mensais, descrevendo-os em uma planilha. Assim você calcula o quanto sobrará por mês para ser investido na compra do imóvel.

3. Invista o que poupar

Você já ouviu falar que dinheiro parado é sinônimo de prejuízo?

Pois é! Por isso o mais indicado é que você aplique o dinheiro que guardar em algum investimento financeiro que possa render ao longo do tempo.

Escolha um investimento que possa te trazer um retorno interessante e de acordo com a quantia que precisa dispor para comprar a sua casa própria.

O mais indicado é investir em uma aplicação segura de renda fixa, que lhe garanta ganhos estáveis e previsíveis.

Prefira aplicações com uma boa taxa de juros, que protejam seu capital da inflação e garantam que ele cresça.

Uma dica especial é pesquisar por títulos públicos do governo, que são tão seguros quanto à poupança mas que geralmente rendem mais.

4. Procure a melhor forma de pagamento

Você pode optar por comprar um imóvel com pagamento à vista, através de financiamento ou por meio do consórcio imobiliário.

Vale ressaltar que comprar uma casa à vista é sempre a opção mais interessante, já que você fica livre de juros que, em alguns casos, se somados ao longo do contrato, podem significar o pagamento de até dois ou três imóveis.

Porém, como os imóveis geralmente possuem preços muito altos, nem sempre isso é possível ou viável.

Como nem sempre o pagamento à vista de um imóvel é viável, você pode optar por um financiamento ou consórcio imobiliário
Como nem sempre o pagamento à vista de um imóvel é viável, você pode optar por um financiamento ou consórcio imobiliário

No caso da compra através do financiamento, a melhor opção é pagar o maior valor de entrada possível. O ideal, nesse caso, é conseguir pagar à vista pelo menos 30% do valor total do imóvel.

Já o consórcio é a opção ideal para aqueles que não têm pressa na aquisição do imóvel, uma vez que geralmente oferecem um custo menor.

No entanto, é preciso atentar para o risco de acumular parcelas e adquirir multas e juros, o que pode prejudicar o consórcio.

5. Compare os valores de imóveis novos e usados

Verifique se o valor do imóvel desejado faz jus ao que ele oferece.

Imóveis usados tendem a ser mais em conta, embora há também a possibilidade de não estar em perfeitas condições.

Nesse caso, é fundamental verificar as instalações hidráulicas, fiação elétrica, lajes, telhados, pisos, revestimentos e a estrutura. Tendo a necessidade de realizar reformas, é preciso avaliar se a economia com a compra do imóvel valerá a pena.

Escolher por imóveis na planta pode ser uma opção interessante pela possibilidade de investir em um projeto que atenda melhor suas necessidades, além de ter menos riscos de apresentar problemas estruturais.

Essa opção também é mais em conta, e requer que seja contratada uma construtora de confiança para realizar o serviço.

Entre em contato com a GGON e solicite hoje mesmo um orçamento para a sua obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *