GGON Construtora

Conheça os principais selos ambientais da construção civil

Dentro do ramo da construção civil há algumas certificações que visam contribuir com a sustentabilidade: são os selos ambientais.

Os selos de sustentabilidade (ou selos ecológicos ou ecolabels, como também são chamados) certificam produtos e serviços que levam em conta a preservação do meio ambiente.

Esses selos podem beneficiar, e muito, as construtoras do setor! Isso por que eles acabam por atrair mais investidores ao garantir a qualidade dos materiais utilizados nas obras.

Confira no texto a seguir os principais selos ambientais!

Certificação LEED

LEED é a sigla para Leadership in Energy and Environmental Design, uma certificação ambiental focada em edificações.

No Brasil, ela é gerenciada pelo Green Building Council Brasil (GBC Brasil).

Para obter este selo são avaliadas 8 dimensões, que possuem pré-requisitos e créditos que, conforme atendidos, garantem pontos à construção.

O nível da certificação é definido conforme a quantidade de pontos acumulados, que podem variar de 80 a 110 pontos. Os níveis são Certificado, Silver, Gold e Platinum.

Certificado, Silver, Gold e Platinum são os níveis da Certificação LEED
Certificado, Silver, Gold e Platinum são os níveis da Certificação LEED

A certificação LEED é baseada em normas técnicas que são constantemente atualizadas. Isso mantém os profissionais que atendem a elas em vantagem em relação à sustentabilidade.

Para saber mais a respeito da LEED, clique aqui.

Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal criou essa classificação socioambiental para os projetos habitacionais que financia.

O chamado Selo Casa Azul é a forma que o banco encontrou de promover o uso racional de recursos naturais nas construções e a melhoria da qualidade da habitação.

O Selo Casa Azul é a classificação socioambiental aplicada pela Caixa Econômica Federal para os projetos habitacionais que financia
O Selo Casa Azul é a classificação socioambiental aplicada pela Caixa Econômica Federal para os projetos habitacionais que financia

Para receber o Selo Casa Azul, o empreendimento deve obedecer a 19 critérios obrigatórios.

De acordo com o número de critérios opcionais atendidos, o projeto ganha o selo nível bronze, prata ou ouro, conforme a pontuação alcançada:

*Bronze: atende aos 19 itens obrigatórios;

*Prata: atende aos 19 itens obrigatórios, mais 6 opcionais;

*Ouro: atende aos 19 itens obrigatórios, mais, pelo menos, 12 opcionais.

Para saber mais a respeito do Selo Casa Azul, clique aqui.

AQUA-HQE – Alta Qualidade Ambiental

O selo AQUA-HQE é uma certificação internacional para construções sustentáveis, desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale).

Essa certificação foi desenvolvida segundo a certificação francesa Démarche HQE
Essa certificação foi desenvolvida segundo a certificação francesa Démarche HQE

Essa certificação é aplicada no Brasil desde 2008, e é feita exclusivamente pela Fundação Vanzolini.

É composta por uma unificação de critérios e indicadores para todo o mundo, fundamentados segundo as premissas da certificação HQE francesa.

A certificação AQUA-HQE possui um ponto de vista diferenciado com relação à sustentabilidade nas construções brasileiras.

Isso é possível pois a cultura, o clima, as normas técnicas e a regulamentação presentes no Brasil são levados em consideração para que os referenciais técnicos desse selo sejam colocados em prática.

Saiba mais sobre alternativas sustentáveis para a construção civil nesse outro texto escrito por nós, e compartilhe-os em suas redes sociais para propagar essa ideia!