GGON Construtora

Avaré, São Paulo

Conheça os principais equipamentos de proteção coletiva (EPC)

Diferentemente dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), como o próprio nome já diz, são para uso coletivo dos funcionários da equipe de construção.

Esse tipo de equipamento de segurança e proteção é fundamental para a proteção e segurança de todos os trabalhadores envolvidos na construção civil. Confira a seguir alguns exemplos dos principais EPC!

Exemplos de Equipamentos de Proteção Coletiva:

  • Placas sinalizadoras: servem como orientação visual, e podem ser fixas ou móveis.
    A placa móvel é considerada de maior eficiência, uma vez que a atenção dos funcionários é redobrada a cada vez que elas são reposicionadas.
    As placas fixas, por sua vez, começam a passar despercebidas após um tempo. Uma vez acostumados com certos elementos, os funcionários tendem a não prestar tanta atenção a eles como no início.

  • Extintores de incêndio: para conter ou acabar por completo com inícios de incêndios, por exemplo.

  • Grades de proteção para alvenaria estrutural: esses equipamentos garantem maior segurança contra quedas acidentais, tanto de equipamentos quanto dos próprios funcionários da construção civil.

EPC a favor de todos

Os EPC são equipamentos desenvolvidos para garantir maior segurança não apenas para os funcionários da construção, mas também para pedestres que circulem nos arredores da obra.

Sua extrema importância se dá também para evitar graves consequências em casos, por exemplo, de quedas de equipamentos, o que pode pôr em risco pessoas de fora da obra que estejam no momento passando pelo local.

Para manter-se informado a respeito das questões de segurança na construção civil e das novidades da área, continue nos acompanhando!